Organiza-se uma cena, colocam-se os actores no décor e filmam a totalidade da cena - quer dizer, o diálogo – de 6 ou 8 maneiras diferentes, variando os ângulos de cada vez: de frente, de lado, em altura, etc. Em seguida, recomeçam tudo mudando desta vez as objectivas utilizadas, e a cena é então inteiramente filmada em Plano Geral, depois inteiramente em Plano próximo, depois inteiramente em Grande plano. Os melhores Realizadores têm uma especialidade, qualquer coisa que sabem fazer muito bem. Alguns dirigem magnificamente as vedetas, outros têm faro para revelarem desconhecidos. Alguns são brilhantes na organização de cenas de batalhas, outros na direcção de uma comédia intimista…
1 - A Montagem: Continuidade e Racord
No sistema clássico americano, as ligações dos diferentes planos têm de fazer-se harmoniosamente, por forma a não se sentirem os cortes. A estas ligações entre planos é uso chamar-se racord.
Um racord é portanto a ligação de um plano com o seguinte e no sistema clássico americano essa ligação tem de ser feita de forma a não se notar que mudamos de plano. Chamamos-lhe então de montagem contínua, pois objectivamente pretende-se que tudo seja visto de modo contínuo, sem rupturas. Uma montagem transparente, um cinema transparente…
Tudo deve então ser igual de plano para plano
Há vários tipos de Racords:
a) Racords de acção – Por exemplo o vestuário, a aparência (cabelo, maquilhagem). Também os acessórios e a sua posição se devem manter. Os movimentos (que os personagem fazem ao longo da acção), bem como a representação (gestos, expressões, entoações, texto, etc) têm de manter-se harmónicos plano a plano. O ritmo não pode ser alterado. As entradas e saídas de campo têm de ser feitas com a lógica da situação, os olhares não podem aparecer trocados após cada corte.
b) Racords de elementos fixos – Os elementos dos décor, local onde se passa a acção devem permanecer iguais de plano para plano. Os móveis, portas, cortinas, etc devem ter especial atenção
c) Racords Técnicos – A Luz, as sombras, diafragma, filtros, som ambiente, ruídos devem ter a mesma aparência em todos os planos de uma cena.
Nota: A descoberta do cinema transparente (clássico) e dos processos para assegurar a continuidade (racords, etc) foi lenta., recheada de incompreensão por parte do público e também por vezes por parte de quem os fazia.
2 - A Narrativa
O Fugitivo de Andrew Davis
O filme apresentado para esta sessão foi escolhido porque o espectador reconhece muito facilmente todas as características inerentes ao sistema clássico americano. Tanto na montagem, com a continuidade e transparência (portanto o racord) a assumir-se como motor da ligação entre os plano, como a nível da narrativa.
Temos então como uma grande característica dos filmes americanos que o protagonista é logo à partida bem notório. O público na maior parte dos casos identifica-se com ele e o desejo está desde muito cedo presente:
Protagonista/Desejo: Objectivo prioritário: O protagonista tem um desejo (problema). È esse desejo que dá força ao filme. No fim esse desejo é ou não concretizado.Os personagens têm objectivos muito bem definidos à partida. Ora no caso do nosso protagonista em “O Fugitivo”, Dr. Kimble quer provar a sua inocência. Harrison Ford é a “estrela”, incluído noutra característica do cinema americano: o Start-sistem
Acção: Sem dúvida uma das maiores características dos filmes americanos. As cenas são muitas vezes construídas com base no protagonista e na acção. Teremos então o esquema abaixo que define com exactidão a estratégia.
Alguma coisa acontece ao protagonista (Problema)
Alguma coisa deve ser feita pelo protagonista (escolha)
Alguma coisa é feita pelo protagonista (decisão)
Sem dúvida nenhuma que ao longo de todo o filme encontramos quase abusivamente a receita acima indicada.
Teremos portanto que:
Quando não há acção não há emoção
Quando não há emoção não há envolvimento do espectador
Quando não há envolvimento não há filme
Teaser
Unidade que tem como objectivo captar a atenção imediata do espectador. O espectador começa a ver o filme e é logo "colado" á tela.
Em “O fugitivo”, os primeiros minutos são apresentados num ritomo quase alucinante com diversas acções paralelas e muito ritmo. O espectador fica logo colado ao ecrã e o ritmo só baixa depois que Dr. Kimble consegue fugir
Antagonista
Outra das características em “O fugitivo” muito presente em toda a cinematografia americana tem a ver com o Antagonista (personagem que se opõe ao protagonista)Temos então que se geram forças opositora
Força humana: Homem versus homem
Força natural:Homem versus força natural
ou obstáculo
Força interior: Homem versus ele próprio
Força opositora: Faz gerir conflitos dando origem á narrativa.
· A força opositora é tudo aquilo que se opõe ao protagonista.
· Quanto mais séria e credível é essa força mais forte se torna a narrativa
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